quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A importância de ter seu próprio kit de manicure

Com a moda dos esmaltes, os salões enchem de mulheres e meninas que desejam mudar as cores das unhas no mínimo uma vez por semana. Mas você não ter seu próprio kit de manicure pode trazer alguns riscos para sua saúde:

Micose de unha ou de pele: É uma infecção causada por fungos que se alimentam da queratina, proteína presente na unha e na pele. Quando uma pessoa com micose usa lixa, espátula, alicate ou outro material de manicure, deixa fungos no instrumento. Se outra pessoa usar o objeto contaminado, entra em contato direto com os fungos e pega a infecção. O tratamento à base de antifúngicos de uso local ou por via oral costuma ser longo. No caso da micose de unhas, pode se estender por meses. Melhor evitar.

Olho de peixe: É uma verruga causada por vírus. Por estar na sola do pé, fica achatada e parecida com um olho de peixe, daí o apelido. Assim como os fungos, os vírus causadores de verruga também podem se instalar em alicates, lixas de unha ou lixas de pés. Este tratamento também pode ser demorado, levando dois a três meses.

Doenças virais: É o caso de hepatite B ou C. Um estudo publicado em 2010 constatou que poucas manicures de São Paulo esterilizam adequadamente os alicates usados na remoção de cutículas. Isso representa risco de se contrair hepatites virais tipo B e C. Essas hepatites são doenças graves: causam falência do fígado, cirrose e predispõem a câncer de fígado. A principal forma de contágio é o contato sexual, mas também se contrai o vírus pelo contato com sangue contaminado, que pode estar presente num aparentemente inofensivo alicate de manicure. O vírus de hepatite B, por exemplo, sobrevive por até uma semana fora do organismo humano. Portanto, é possível haver vírus ativo em um alicate para cutículas. O risco é sério.

O recomendado é que você tenha seu próprio alicate de cortar unhas, alicate de cutículas, espátula, pauzinho de laranjeira, lixa para unhas e lixa para pés.Ou garanta que seu salão esteriliza as ferramentas adequadamente.

Mesmo com seu kit manicure nas mãos, o cuidado com a limpeza dos materiais deve ser constante. Alicates e espátulas devem ser lavados com sabão neutro e com ajuda de uma escovinha. Lixas e palitos devem ser trocados regularmente. Mantenha uma álcool 70º em casa e passe nas ferramentas após o uso.


Foto do Google Imagens

O que conter em sua necessaire de manicure:

Toalha;
Palitos de madeira;
Lixas (pequena e para os pés);
Alicate de cutícula;
Alicate de corte;
Espátula.


 Até o próximo post  Comenta vai  Obrigada 

Estou também nas redes sociais!
  




0 pérolinhas:



Deixe seu comentário e me deixe super feliz!