sábado, 25 de outubro de 2014

Receitas Apresentadas no meu TAC


TAC – Trabalho de Ação em Comunidades
Trabalho Final da Gastromotiva


Tema do TAC: Comendo Bem Gastando Pouco, aonde trabalhamos com a Mandioca e também com Aproveitamento Total dos Alimentos!

 

Suco de Couve com Abacaxi (Suco Verde)

1 Abacaxi descascado
3 Folhas de Couve bem lavadas
1 e ½ Litro de Água
Açúcar a gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Passe na peneira. Sirva com gelo. OBS.: Pode-se trocar o abacaxi por caju, limão ou laranja. Fonte de Vitamina A, Complexo B e Vitamina C.

Suco da Casca do Abacaxi com Hortelã

Lave bem a casca do abacaxi antes de cortá-lo. Retire as cascas e coloque de molho em 1 e ½ litro de água fria para infusão. Deixe passar uma noite, então coe e adoce a gosto. Utilize como refresco. Se quiser pode bater no liquidificador com algumas folinhas de hortelã. Fontes: Vitamina A, Vitamina C e Complexo B.
 




As crianças fazendo os seus próprios Brigadeiro!!

Brigadeiro de Mandioca

500 g de mandioca
70 g (5 colheres de sopa rasa) de margarina
250 g (3 xícaras) de leite em pó
100 g (1 xícara) de achololatado
100 g (1 xícara) de açúcar
100 g (1 xícara) de granulado.

Lavar a mandioca e descascar. Colocar para cozinhar na pressão até desmanchar. Passar pelo espremedor ainda quente. Derretera margarina em uma panela e acrescentar a mandioca misturando bem. Ajuntar os demais ingredientes e misturar bem até desgrudar do fundo da panela. Modelar os docinhos, passar no chocolate granulado e colocar nas forminhas.


Beijinho de Mandioca

500 g de mandioca
70 g (5 colheres de sopa rasa) de margarina
250 g (3 xícaras) de leite em pó
100 g (1 xícara) de coco ralado
100 g (1 xícara) de açúcar
100 g (1 xícara) de coco ralado.

Lavar a mandioca e descascar. Colocar para cozinhar na pressão até desmanchar. Passar pelo espremedor ainda quente. Derretera margarina em uma panela, acrescentar a mandioca misturando bem. Juntar os demais ingredientes e misturar bem até desgrudar do fundo da panela. Modelar os docinhos, passar no coco ralado e colocar nas forminhas.



Mandioqueijo

1k de mandioca
2 xícaras de queijo ralado
3 colheres de sopa de margarina
Sal a gosto
Salsa e cebolinha bem picadinhas junto com os talos
Óleo para fritar

Lavar a mandioca e descascar. Colocar para cozinhar na pressão até desmanchar. Amassar bem e misturar a todos os ingredientes. Aquecer o óleo em uma frigideira bem quente, pegar pequenas quantidades com a colher e fritar em óleo bem quente. Escorrer em papel toalha e servir.



Panquecas de Mandioca

2 xícaras de mandioca crua ralada
2 ovos
1xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de queijo ralado
Sal a gosto
2 colheres de óleo
¾ xícara de leite

Liquidifique rapidamente a mandioca, com os ovos, o óleo, o sal, a farinha de trigo e o leite até a massa ficar fina e que escorra na frigideira. Coloque uma concha dessa massa na frigideira já pré-aquecida e untada. Doure ambos os lados da massa e reserve. O recheio pode ser doce ou salgado, fica a escolha de cada um. Usamos o recheio de queijo, cenoura, agrião.


As crianças adoram!!! Todos queriam aprender e pedir para as mães fazerem mais em casa, assim todos levaram as receitas impressas para casa. Alguns insumos foram doados em algumas lojas do Ceasa no RJ, veja o post AQUI


 Até o próximo post  Comenta vai  Obrigada 

Estou também nas redes sociais!
  

0 pérolinhas:


My Stick Family from WiddlyTinks.com

click to create your own

Deixe seu comentário e me deixe super feliz!
Tecnologia do Blogger.