segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Suas unhas podem dizer muito sobre sua Saúde

Unhas Fortes e saudáveis? Só com a saúde perfeita!





Saiba tudo sobre a saúde das suas unhas e o passo-a-passo 
para deixá-las fortes e bonitas.

Da mesma maneira que você mostra sua personalidade, seu estado de espírito e dita tendências da moda através das suas unhas esmaltadas, você também deve olhar para as suas próprias unhas e saber o que elas querem lhe mostrar  – sim, as suas unhas são o espelho do seu organismo e elas mostram o que você é e como está. Portanto, tudo agora está apenas em suas mãos, literalmente.

Nossas unhas são compostas de queratina, um tipo de proteína sintetizada que serve para formar diversas estruturas do corpo. Embora fortes, as unhas dever ser flexíveis, brilhantes e lisas, sem irregularidades na lâmina (o local onde se passa o esmalte). Traumas na cutícula e na matriz da unha fazem com que elas cresçam tortas e irregulares.

As unhas das mãos, a cada dez dias, crescem cerca de 1mm, 3 vezes mais rápido do que as unhas dos pés.

Uma unha saudável deve aliar o uso de produtos específicos, cuidados diários e, especialmente, uma ingestão suficiente de proteínas, vitamina A e complexo B e sais minerais como zinco, iodo, ferro e cálcio.  Uma má alimentação e a escassez dos nutrientes citados resultam em unhas que se tornam fracas, se quebram com maior facilidade e frequência, descamam, apresentam manchas e se tornam irregulares, além do que, ficam mais suscetíveis a doenças e ao ataque de fungos.

Segundo a Dra. Tamara Mazaracki, médica e especialista em nutrologia –“as unhas são como um espelho da saúde no corpo. Elas devem ser muito bem cuidadas, e qualquer tipo de problema que persista, requer a atenção de um médico.” – alerta. “Unhas fracas também podem ser devido a traumas no leito da unha, deficiências glandulares (hipotireoidismo) e outras doenças como micoses e psoríase.” – afirma Dra. Tamara. (vide box “Problemas mais comuns nas unhas”)




Problemas mais comuns nas unhas

Unhas pálidas, sem cor
Anemia, deficiência de ferro
Unhas ressecadas que quebram com facilidade e descamam
Falta de vitamina A, proteínas e cálcio
Unhas que não crescem
Deficiência de vitamina A e zinco, ou uso de certos medicamentos
Unhas muito finas e quebradiças
Falta de proteína
Unhas com linhas horizontais e frágeis
Falta de vitaminas do complexo B, principalmente a biotina e enxofre. Pode também ser por conta de algum desequilíbrio hormonal
Unhas com linhas verticais e frágeis
Deficiência de ferro ou anemia
Unhas com pontos brancos
Pode ser por deficiência de zinco ou por trauma na base ou leito da unha.
Unhas com manchas escuras e avermelhadas
Pode ser trauma ou sinal de câncer de pele – procure um médico urgentemente
Unhas com manchas amareladas
Problema respiratório como bronquite ou infecção por fungos e bactérias
Unhas que soltam do  leito
Psoríase ou intoxicação por medicamentos

A nutrição das unhas


Uma boa alimentação, rica em vitaminas, minerais e proteína, reflete em unhas fortes e bonitas. É extremamente necessário beber água, muita água. Assim como a falta crônica de água deixa nosso corpo desidratado, o mesmo acontecerá com as unhas: secas e sem nenhuma hidratação. A dica da Dra. Tamara é – “Se você não gosta de água pura, misture meio a meio com suco de frutas – assim você complementa com as vitaminas e minerais presentes nelas. Lembre-se: seis a oito copos de água por dia só lhe farão bem.”

Os elementos essenciais para unhas perfeitas

Biotina:

* O que é: vitamina que faz parte da família B.
* Para que serve: essencial para manter as unhas fortes e agilizar o seu crescimento.
* Sinais de deficiência da Biotina no organismo: unhas fracas que descamam com facilidade. Quem sofre de dermatite seborréia e queda de cabelo, deve caprichar na ingestão da biotina.
* Onde encontrar: na gema dos ovos, couve, tomate, alface, cenoura, amêndoas, levedo de cerveja, cogumelos, cebola, salmão, peito de frango e de peru, fígado bovino, espinafre, couve-flor, repolho, pepino, leite de vaca e de cabra, queijos, morango, aveia, nozes.

Vitamina A

* O que é: vitamina antioxidante
* Para que serve: ajuda a manter a visão, a função imunológica, o metabolismo ósseo e a saúde da pele, cabelos e unhas.
* Sinais de deficiência da Vitamina A no organismo: unhas que demorar a crescer. Se a sua pele tem tendência à dermatite, a deficiência dessa vitamina pode ser a causa.
* Onde encontrar: vegetais e frutas de cor amarela, laranja e verde-escura, como brócolis, espinafre, couve, cenoura, abóbora, batata doce, melão, manga, laranja, e no leite, queijo, manteiga, fígado de galinha, óleo de peixe, pescados, frutos do mar, ovos.

Ferro

* O que é: é um sal mineral
* Para que serve: está diretamente envolvido no transporte do oxigênio pelas hemácias, as células vermelhas do sangue.
* Sinais de deficiência do Ferro no organismo: anemia, dor nas pernas, cansaço, queda de cabelos, unhas fracas e quebradiças. Linhas verticais aparecem nas unhas e existe uma palidez no leito ungueal.
* Onde encontrar: carne bovina, frango, atum, salmão, fígado e outras vísceras, carne de porco e carneiro, ovos, todos os feijões, pão integral, germe de trigo, açaí, beterraba, vegetais folhosos de cor verde-escura, uva-passa.

Zinco

* O que é: mineral da imunidade
* Para que serve: ele participa de reações químicas em centenas de enzimas que regulam a função corporal (síntese de proteínas, reprodução celular, cicatrização de feridas). Por ser de difícil absorção, conseguimos absorver, de modo geral, apenas 30% do zinco nos alimentos que consumimos.
* Sinais de deficiência do Zinco no organismo: unhas ficam fracas, descamam com facilidade, demorar a crescer e apresentam manchas brancas.
* Onde encontrar: ostras, frutos do mar, peixes, levedo de cerveja, ovos, carne vermelha, aves, grãos integrais, nozes e sementes.

Cálcio

* Para que serve: é importante para a saúde dos ossos e dentes assim como as unhas também precisam de cálcio.
* Sinais de deficiência de Cálcio no organismo: as unhas perdem a força e dureza, ficam ressecadas e podem apresentar fendas verticais que se abrem sempre no mesmo lugar.
* Onde encontrar: leite e laticínios, como queijo, iogurte e kefir, vegetais de folhas verde-escuro, como couve, brócolis, agrião, rúcula, bertalha, espinafre, repolho, quiabo, algas, sementes de gergelim, queijo tofu
* Curiosidade: para quem não quer a gordura dos queijos, a mesma medida de couve tem a metade da concentração de cálcio.

Enxofre

* O que é: mineral mais abundante no corpo humano e perde apenas para o cálcio e fósforo.
* Para que serve: é essencial para a síntese de colágeno, um componente vital para a saúde e flexibilidade das unhas, pele, cabelos, articulações, ossos e tendões. Sua reputação é de mineral da beleza, justamente pela sua ação direta na produção de colágeno. Também tem papel importante no metabolismo das vitaminas do complexo B, incluindo a biotina. Estimula a imunidade e luta contra os radicais livres.
* Sinais de deficiência do Enxofre organismo: as unhas ficam duras, secas e sem flexibilidade, quebrando com facilidade bem rente à pele.
* Onde encontrar: cebola, alho, repolho, couve, alface, algas, nozes, ovos, leite, carne, frutos do mar, aves.

Proteínas

* O que é: compostos orgânicos
* Para que serve: uma dieta rica em proteínas ajuda a ter unhas fortes. Como a unha é feita de queratina (um tipo de proteína) ela precisa ser reposta para manter a força e a capacidade de crescimento. O colágeno forma a matriz do qual os sais minerais já citados anteriormente se fixam para deixar as unhas fortes e resistentes. Quando mais colágeno disponível, maior será a fixação destes minerais essenciais e, conseqüentemente, ocorre uma melhora no aspecto e crescimento das unhas.
* Sinais de deficiência do Enxofre organismo: as unhas ficam duras, secas e sem flexibilidade, quebrando com facilidade bem rente à pele.
* Onde encontrar: carne, aves, pescados e frutos do mar, ovos, leite, gelatina ou colágeno em pó, grãos integrais, quinua.

Agora me deixa feliz, e comenta vai...
Seus comentários são muito importantes para mim 

 

Se puder venha conhecer meu outro blog

2 pérolinhas:

Léia Silva disse...

Parabéns pelo post, muito útil e esclarecedor, ou seja a alimentação é uma forte aliada de unhas bonitas e saudáveis

♥ Alda Sartori ♥ disse...

Olá Vanderléia que bom que você gostou!!

Obrigada pela visita e sinta sempre em casa!

Beijos!!!



Deixe seu comentário e me deixe super feliz!