quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Cravos e Espinhas

Bem, hoje vamos falar de um probleminha muito comum entre os jovens, principalmente os adolescentes, a ACNE, mais conhecida como cravos ou espinhas. Todo mundo quer ter a pele limpinha, lisa e livre de cravos e espinhas. Infelizmente tal problema, comumente relacionado a adolescentes e a jovens adultos, aflige quase todas as pessoas durante toda a vida.



Em geral, o aparecimento da acne tem início na adolescência (puberdade), e tende a acabar lá pelos 20 anos. Mas, os danos causados na pele e os danos psicológicos podem ser irreversíveis se nesse período não forem tomados certos cuidados com a pele, que tende a ter um mau funcionamento das glândulas sebáceas devido aos hormônios da adolescência.

Os cravos e espinhas incomodam tanto os homens, quanto às mulheres. Geralmente a culpa e dos hormônios que ficam a “flor da pele” nessa etapa da vida, mas as mulheres tendem a ter mais problemas devido ao uso de anticoncepcionais e da menstruação.

O que Causa a ACNE?



A acne ou espinha é causada pelo aumento de produção de um óleo mais espesso pela glândula sebácea da pele, que não consegue sair e a entope (cravo ou comedão). Este óleo viscoso, parado dentro da glândula, facilita o desenvolvimento do Propioniobacterium acnes, aparecendo então as espinhas.

A lesão inicial é o cravo, branco ou preto. Se não tratados, aparecem depois as pápulas vermelhas, pústulas, e dependendo da gravidade os nódulos, cistos e finalmente as cicatrizes. O ideal é tratar cedo, para evitar cicatriz. Os nódulos e cistos provavelmente darão cicatriz.

Como Tratar a ACNE?

Seguindo essas dicas você cuidara bem da sua pele, prevenindo e tratando as espinhas.



- Controle a oleosidade. Lave o rosto 3 vezes por dia.
- Use sabonetes específicos para pele oleosa.
- De manhã e à noite, use uma loção adstringente. Ela fecha os poros e diminui a oleosidade.
- Só use produtos em gel. Nunca cremes ou produtos cosméticos com textura cremosa.
- Uma vez por semana faça uma leve esfoliação no rosto.
- Use produtos com ácido salicílico.
- Só use protetor solar em gel. Nunca em creme.
- Beba muito líquido. A pele precisa ser hidratada
- Tenha uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes.
- Evite o consumo de alimentos gordurosos como amendoim, pipoca, chocolate e frituras.
- Fuja do sol. A primeira impressão é que a pele fica sequinha, mas o sol estimula a produção de sebo e bastam duas semanas para uma pele gordurosa e cheia de espinhas aparecer.
- Nunca se esqueça de remover a maquiagem, por menor quantidade que você use. Ela pode entupir os poros e assim gerar espinhas.
- Evite espremer as espinhas, pois a espinha pode sumir, mas com certeza a cicatriz ficará. Em vez de mexer, use um produto secativo, que acelere sua maturação.
- Evite Fast-Food, pois o alto teor de sal e iodo tem ação irritante na pele, podendo desencadear ou piorar a acne.


Veja agora um guia com 7 dicas sobre 
Como se livrar de cravos e espinhas

Passo a Passo

1) Limpe seu rosto duas vezes ao dia. A soma de suor, micro-partículas de sujeira, maquiagem e da oleosidade natural da pele, propicia um ambiente perfeito para o desenvolvimento de acne. Por isso é importante remover tais impurezas antes de ir para a cama, de forma a desobstruir os poros e impedindo a formação de cravos. Utilize, para isso, cosméticos especialmente desenvolvidos para este fim. Mas atenção! Não faça tal limpeza mais que duas vezes ao dia ou correrá o risco de ter uma pele ressecada, produzindo uma quantidade ainda maior de óleo.

2) Use um esfoliante natural para desobstruir os poros da face, impedindo a instalação de cravos e espinhas, bem como acelerando a eliminação daqueles já estabelecidos através de um estimulo à regeneração celular.

3) Aplique uma máscara facial pelo menos uma vez por semana. Também conhecidas como máscara de limpeza profunda, têm a função de absorver o excesso de oleosidade da pele.

4) Hidrate sua pele. Mesmo as peles oleosas devem ser hidratadas com um hidratante oil-free. Isso ajudará a mantê-la saudável. Opte pelos produtos à base de água, destinados a peles oleosas.

5) Cozinhe seu rosto! Tal prática consiste em encher uma bacia com água muito quente e cobrir a cabeça com uma toalha sobre a bacia, de forma a reter o vapor retido nesta pequena tenda. Isso desobstruirá seus poros ajudando na eliminação de cravos e da acne. Certifique-se de que o vapor não está muito quente para não sofrer queimaduras.

6) Aplique loções anti-cravos. Existe uma enorme variedade destes produtos disponíveis no mercado.

7) Caso o problema persista, visite seu dermatologista de maneira regular

Então meninas, não vamos deixar nosso rosto ficar feio por causas dessas acnes né? Então vamos nos cuidar!



Agora me deixa feliz e comenta vai!

E só clicar que abre a caixinha em outra janela, não precisando sair do blog. Seus comentários são muito importante para mim e valem muito, se puder clique também no +1. 

Beijos 
Alda Sartori

0 pérolinhas:


My Stick Family from WiddlyTinks.com

click to create your own

Deixe seu comentário e me deixe super feliz!
Tecnologia do Blogger.