segunda-feira, 26 de setembro de 2011

São Cosme e São Damião






Cultuados pela igreja católica no dia 26 de setembro e ou dia 27 de setembro,os dois santos dedicaram suas vidas em função dos necessitados, recebendo o pseudônimo de "médicos de Deus" Seu dia é comemorado fazendo se uma festa, doando doces, balas e presentes e o famoso caruru (comida típica baiana) às crianças carentes.



Por isso neste mês mais do que nunca vale a pena pedir a ajuda desses dois santos poderosos para receber uma graça e ou celebrar a memória de quem renunciou suas vidas em benefício de outros. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio,e há relatos que dizem que eram originários da Arábia.Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Diziam: "Nós curamos as doenças em nome de Jesus". Por não receberem nenhum dinheiro em troca, receberam o nome de anagiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Também foram chamados de "santos pobres". A partir do seu quinto milagre foram chamados de médicos e receberam o título de patronos dos cirurgiões. Segundo a crença popular apareceram materializados depois de mortos ajudando criancinhas necessitadas.


São muito cultuados pelo povo fluminense, baiano e no resto do Brasil também, tendo suas promessas estendidas por sete anos é muito comum fazerem a festa da mesa onde sete crianças ou múltiplos de sete (quatorze,vinte e um...) sentam se ao redor de uma mesa farta para comer diversos tipos de doces, cajuzinhos, maria mole, doce de leite, etc e o famoso caruru e receberem presentes.



Viva São Cosme e Damião!



Oração

Oh!São Cosme e Damião, vós que perdestes a vida pelos que necessitam de amparo. Vós que dedicastes toda existência ao bem, valei me neste instante de provação. A vós imploro que me ajude a conseguir essa graça (Fazer pedido) em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Rezar 3 pai Nossos e 3 Ave Marias.
  

Agora me deixa feliz e comenta vai!

E só clicar que abre a caixinha em outra janela, não precisando sair do blog. Seus comentários são muito importante para mim e valem muito, se puder clique também no +1. 

Beijos 
Alda Sartori

0 pérolinhas:



Deixe seu comentário e me deixe super feliz!