sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Inchaço Pré-Menstrual



Aposto que tem muita mulher (menina) que fica irritada com aquele inchaço de quando estão perto de menstruar.



O que é esse inchaço?

A retenção de líquidos, mais conhecida como "inchaço", é um dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Nessa época, o corpo passa por alterações hormonais que interferem na produção de algumas substâncias, entre elas a aldosterona, que tem a função de regular a quantidade de sal no organismo.

A sua ocorrência é mais comum entre as mulheres, principalmente nos períodos pré-menstrual e menstrual. Quando essa é a causa da retenção não há com o que se preocupar, pois o inchaço diminui assim que terminar a menstruação.

Mas por que será que você tem tantas reações e sua irmã ou suas amigas não têm nenhuma?

"A retenção hídrica depende de fatores hormonais e individuais que variam de pessoa para pessoa e que também podem mudar de um mês para outro", explica Mara Solange Diegoli, ginecologista e coordenadora do Grupo de Apoio à Mulher com TPM, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Mas outros fatores também causam a retenção de líquido, são eles: insuficiência renal e cardíaca, hipertensão, problemas hormonais e circulatórios, e deficiência no funcionamento da tireóide. Nestes casos é fundamental o acompanhamento de um médico.



Dicas de como evitar o inchaço:

Beba bastante água, para que seus rins funcionem melhor e seu corpo elimine esse excesso de líquido.
Coma bastante frutas e verduras diuréticas e ricas em água, tais como, a melancia, abacaxi, laranja, morango, tomate, chuchu, abóbora e muitos outros...

Evite café e chocolate.

Pratique exercícios físicos, de qualquer tipo, por pelo menos meia hora por dia.

Diminua a quantidade de sal da comida.

Evite também alimentos causadores de gases como: refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo e enlatado carne vermelha, embutidos como lingüiça, presunto, salame e salsicha.

Se você já está com inchaço e quer uma ação rápida para diminuir o inchaço opte pela Drenagem Linfática

Beijos
Alda Sartori

1 pérolinhas:

RUDYNALVA disse...

Alda!
Quando penso no alívio que não é mais menstrua...
Muito boa suas dicas.
cheirinhos
Rudy



Deixe seu comentário e me deixe super feliz!