sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cólicas Menstruais



Também conhecida como dismenorréia, a cólica menstrual é uma dor pélvica (baixo ventre) que ocorre antes ou durante o período menstrual, de modo cíclico.

São poucas as felizardas que passam pelo período menstrual ilesas, isto é, sem dor nenhuma. Para a grande maioria, a fase é um suplício. Entre 70 e 90% das mulheres sofre de dismenorréia a popular cólica. Para metade das que se queixam de dor, a sensação é tão forte que chega a ser incapacitante, impedindo que consigam trabalhar ou estudar direito, revela o ginecologista César Eduardo Fernandes, da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, na Grande São Paulo.



Sintomas das Cólicas Menstruais

A cólica é uma dor aguda e apresenta três graus de intensidade:

- Leve: A dor pode ser branda, causando cólica, desconforto abdominal, sensação de peso no ventre ou nas costas;

- Moderada: A dor pode ser moderada, causando, além do desconforto, sensação de mal-estar, diarréia e dor de cabeça.

- Forte: Também pode ser muito forte, incapacitando a mulher de realizar suas atividades, durando de dois a sete dias e sendo acompanhada de transtorno gastrointestinal inclusive com vômitos, dor referida nas costas, nas coxas e cefaléia.

Essa dor é causada pelo aumento de substâncias do útero chamadas prostaglandinas, que promovem as contrações uterinas que acompanham os ciclos menstruais normais.

Diagnóstico

O diagnóstico da dismenorreia é composto por três fases: histórico clínico, exame físico e ginecológico.

Tratamento Para Cólicas Menstruais

O tratamento pode ser feito com o uso de antiinflamatórios não esteroides (AINES), antiespasmódicos e anticoncepcionais para aliviar a dor, porém é necessário que o médico acompanhe este tipo de tratamento. Pois o uso indiscriminado destes medicamentos podem trazer riscos á saúde.

Para quem sofre com as cólicas, segue algumas dicas:

Aposte na homeopatia: Alguns remédios como Lachesis, Sépia, Calcarea Carbônica, Caulophyllum e Chamomilla são indicados para as cólicas, mas a recomendação depende das características de cada paciente.

Faça exercícios físicos: Atividades como alongamento, ioga, caminha ou andar de bicicleta ajudam. “Feitos de forma regular e moderada, liberam endorfinas e amenizam as dores. Exercícios Aeróbicos, também liberam endorfina e ajudam a diminuir a dor.

Abuse de Chás (Principalmente os que acalmam).

Use a boa e velha bolsa de água quente: Coloque-a na região lombar e no abdômen, pois, o calor estimula a irrigação, relaxa a musculatura e ameniza o impacto das contrações do útero.

Abuse dos alimentos certos: Alimentos com cálcio (laticínios e vegetais escuros), magnésio (soja, banana, beterraba, aveia, tofu, couve e abobrinha) e gorduras poliinsaturadas (salmão, atum e castanha do Pará) podem te ajudar. Eles são relaxantes musculares e têm poder antiinflamatório natural.

Fuja dos alimentos errados: Esqueça os alimentos ricos em gorduras, pois favorece uma maior produção de hormônios femininos. Evite ainda os embutidos e as bebidas com cafeína (café, chá preto e refrigerante).

Faça uma massagem no abdome.

Evite situações estressantes.

Lembrando, o melhor caminho para descobrir as causas e tratar a cólica menstrual é consultar um ginecologista. Consulte sempre um médico especialista para maiores detalhes.

Algumas Receitas de Chás para Cólicas Menstruais

Receita do Chá de Camomila

1 colher de sopa de flores e folhas de camomila em 1 litro de água. Ferva tudo, coe e beba. Dica: Tomar de 3 a 4 xícaras de chá por dia sem adoçar no período menstrual.

Receita do Chá de Orégano

2 colheres de chá de orégano em 1 xícara de água. Ferva a água, retire do fogo, acrescente as 2 colheres de orégano e abafe por 5 minutos. Coe e beba se adoçar. Dica: tome o chá de orégano 2 ou 3 vezes ao dia.

Receita do Chá de Calêndula

1 colher de sobremesa de flor de calêndula em 1 xícara de água. Ferva a água, retire do fogo, coloque a calêndula, abafe por 10 minutos, coe e beba. Dica: O chá de calêndula deve ser tomado 2 vezes ao dia, 10 dias antes da menstruação.

Observação: antes de tomar qualquer medicamento procure o seu médico!

Beijos
Alda Sartori

0 pérolinhas:



Deixe seu comentário e me deixe super feliz!