terça-feira, 25 de janeiro de 2011

De bem com os nossos pés

Por Ana Paula / Folie Comunicação
Imagem: Google Imagens


Assim como é importante cuidar diariamente do nosso rosto e do nosso corpo, também é preciso dar muita atenção aos pés. Afinal, eles são à base do equilíbrio corporal e de todo o nosso bem-estar geral. Os pés são tão importantes que algumas terapias de massagens garantem que a estimulação de pontos de sua base plantar pode ativar a saúde dos órgãos internos.


Segundo a professora Elaine Aparecida Nunes de Paula, do curso de Podologia do SENAC, para ter pés saudáveis é necessário adotar alguns cuidados básicos diários. “Após a lavagem, seque os pés com uma toalha macia, principalmente entre os dedos. Em seguida, aplique um hidratante específico. A cada 15 dias, faça uma esfoliação e corte adequadamente as unhas. Esses são procedimentos essenciais para manter a saúde dos pés”, recomenda a podóloga. A tarefa de cortar as unhas ou retirar as cutículas deve ser feita com todo cuidado, para não ferir a pele. Mas se ocorrer algum tipo de lesão, limpe bem a região afetada e aplique um produto anti-séptico. Esse procedimento evita a formação de unhas encravadas, micoses e infecções. Outra recomendação é não calçar os sapatos antes de estar com os pés completamente secos, pois a umidade e o calor são ambientes favoráveis à proliferação de microorganismos, como fungos e bactérias.

Ao usar os serviços de uma pedicure, verifique se os instrumentos usados foram esterilizados corretamente. Para não ter dúvidas, leve o seu próprio alicate, espátula e lixa de unha. Outra dica da professora é ir a um profissional da podologia pelo menos uma vez ao mês, para fazer uma limpeza adequada das unhas, prevenir ou retirar calosidades.

Em sintonia com o corpo, algumas terapias indicam que uma boa massagem nos pés ajuda a restabelecer a nossa energia vital. Conheça algumas técnicas.

Reflexologia: técnica de massagem que ativa alguns pontos com as mãos. É indicada para aliviar as tensões e auxiliar no tratamento de problemas orgânicos. A técnica deve ser aplicada com o uso de hidratantes ou óleos que ajudam a relaxar, proporcionar sensação de frescor e amenizar o estresse.

Do In: automassagem oriental que significa “caminho de casa”, ou seja, o conhecimento do nosso corpo, do caminho do nosso corpo. A aplicação nos pés é realizada através da pressão dos dedos em pontos energéticos. Auxilia no equilíbrio da energia vital do organismo, refletindo positivamente em nossa saúde física e mental.

Acupuntura: técnica milenar, já reconhecida pela medicina, que utiliza agulhas específicas para estimular pontos nos meridianos corporais. Aplicada nos pés, pode ativar até 70 mil pontos nervosos que estão associados aos diversos órgãos e articulações do corpo humano.


Beijos
Alda Sartori

1 pérolinhas:

Casa com tudo dentro disse...

Ola Alda,vim te conhecer,e ja estou ficando,beijinhos!


My Stick Family from WiddlyTinks.com

click to create your own

Deixe seu comentário e me deixe super feliz!
Tecnologia do Blogger.