sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Unhas - Doenças e Dicas

Hoje trago um que vai fazer a alegria de tem unhas fracas, quebradiças, esbranquiçadas e quer deixar elas crescerem com força!! Pois uma unha saudável deve ser transparente, lisa, permanecendo colada ao seu leito e apresentando crescimento contínuo.

Como fiz o curso de manicure na FAETEC aprendi muita coisa legal e uma delas é que esses problemas são causados por falta de algumas vitaminas que encontramos em certos alimentos que as vezes deixamos de comer, então aproveitando a deixa, você aprende a comer melhor e ainda fortalece as unhas... não é tudo de bom??

Alterações do aspecto da unha devido à falta de nutrientes



Unha com aspecto de casca de ovo, esbranquiçada e quebradiça, significam que falta Vitamina A em nosso corpo, encontramos nos seguintes alimentos: Gema de Ovo, Abacate, Sardinha, Acelga, Couve, Espinafre, Abóbora, Mamão, Pêssego, Caju, Manga, Tomate, Leite.

Linhas longitudinais escurecidas, cor azul enegrecida, significam que falta Vitamina B12 em nosso corpo, encontramos nos seguintes alimentos: Fígado, Ovo, Leite e Peixes.

Hemorragia subungueal, com a presença de pontos avermelhados no leito ungueal significam que falta Vitamina C em nosso corpo, encontramos nos seguintes alimentos: Acerola, Limão, Morango, Couve, Mamão, Goiaba, Laranja.

Coloração acinzentada, cutícula seca e engrossada, descamação intensa ao redor das unhas, linhas transversais bem acentuadas, significam que falta Zinco em nosso corpo, encontramos nos seguintes alimentos: Nozes, Ostras, Mariscos, Gérmen de Trigo, Aves, Carne Vermelha.

Linhas transversais esbranquiçadas, ausência de brilho e descolamento da parte distal da unha, significam que falta Nicotinada – Vitamina B3 (pelagra) em nosso corpo, encontramos nos seguintes alimentos: Frango, Atum, Fígado, Anchova, Bacalhau, Broto de Ervilha, Corvina.




Fortalecer as unhas e deixá-las compridas não é uma batalha fácil, mas, sim, é possível conseguir ficar com elas lindas, longas e e livre do hábito de roê-las. 

Confira agora 7 dicas para cuidar e deixar as unhas compridas

Comece pela base – Uma dica de ouro é apostar nas bases fortificadoras para as unhas. Já existem no mercado esmaltes que contêm vitaminas E e B5, componentes importantes para o crescimento das unhas. “Mas para fortalecer as unhas, não tem outra saída: aplique uma boa base – antes do esmalte e renove as cores das unhas toda semana”.

Atenção na alimentação – As unhas necessitam de vitaminas e proteínas para ficarem fortes. Quando o corpo sente falta de nutrientes, os primeiros a sofrer com a mudança são os cabelos e unhas. “É bom lembrar que os regimes de emagrecimento severos contribuem para enfraquecer as unhas. Por isso alimentação adequada é fundamental para manter a saúde das unhas”.

Cuidado com os esmaltes – Usar os esmaltes por muito tempo nas unhas (mais de uma semana) prejudica no crescimento das garras. As unhas acabam ficando fracas e quebradiças. “Uma boa dica é retirar o esmalte, pelo menos, um dia antes de fazer as unhas. Desta forma, a unha vai respirar antes de ser esmaltada novamente”.

Pare de roer, menina! – O hábito de roer as unhas está associado à ansiedade, ou, por costume criado desde a infância. Todo mundo sabe que é uma tarefa difícil, nas não é impossível deixar de roer as unhas. “A saliva é prejudicial para as unhas. Como é ácida, também provoca o enfraquecimento das mesmas”. Para ficar livre desse hábito, invista nas unhas postiças, ou então, pinte-as com esmaltes intensos, desenhos, adesivos, etc. “Faça as unhas uma vez por semana e sempre passe um esmalte. A unha esmaltada evita que a pessoa roa”.

Não tire a cutícula profundamente - “Outra dica muita importante é não retirar muito as cutículas, e sim, apenas o excedente, para evitar a entrada de fungos e bactérias”.

Na hora da limpeza, lembre-se das luvas – Os componentes químicos dos produtos de limpezas também enfraquecem as unhas. Por isso, jamais se esqueça de usar boas luvas de borrachas, mesmo que sela para lavar a louça.

Prefira os removedores – As acetonas – ainda se utilizadas em excessos – deixam as unhas fracas e ressecadas. Prefira retirar os esmaltes com removedores que não fazem tão mal às unhas, os mais indicados são os produtos que contenham óleos hidratantes ou glicerina.


 Até o próximo post  Comenta vai  Obrigada 

Estou também nas redes sociais!
  




0 pérolinhas:



Deixe seu comentário e me deixe super feliz!