segunda-feira, 8 de julho de 2013

Unhas Fracas podem ser sintomas de problemas de saúde

Foto da Internet 

Cada vez que alguma coisa não vai bem, nosso corpo procura uma forma de nos avisar – só que, por não sabermos interpretar seus sinais, muitas vezes o problema acaba piorando sem necessidade. Por isso, é bom ficar atenta a alguns sinais bastante comuns que costumam passar despercebidos. Por exemplo, unhas fracas, quebradiças e opacas, por vezes com manchas brancas, podem significar problemas de saúde, e não só uma questão de beleza.

A alimentação inadequada, pobre em vitaminas, é um dos fatores mais comuns de mudança na aparência das unhas. Por exemplo, a carência de vitamina B12 deixa as unhas disformes e escuras; a falta de vitamina A torna as unhas fracas e esbranquiçadas; e o baixo índice de zinco engrossa e resseca as cutículas e deixa as unhas com uma coloração cinza. Unhas deformadas, em formato de conha, costumam ser sinais de desnutrição. Problemas respiratórios costumam deixá-las amareladas.

Outros problemas de saúde que mais comumente modificam a aparência das unhas podem ser causados por problemas renais, que as deixam mais grossas, com coloração acinzentada ou amarelada; diabetes, que deixam as unhas mais grossas e avermelhadas e/ou com micoses; e o lúpus eritematoso, uma doença que pode causar manchas brancas, descolamento das unhas e hemorragia nas cutículas.

Como o uso excessivo de esmaltes e acetona desidrata e deixa as unhas fracas, recomenda-se que estes produtos não sejam usados toda semana, o que é também uma forma de observar se seu aspecto está saudável ou não. Unhas saudáveis são fortes, têm aparência lisinha e crescem entre dois e três centímetros por mês. Além disso, cuidar da beleza é fundamental, mas a retirada excessiva da cutícula – que é uma proteção da pele – pode abrir uma porta para mais de 120 fungos e bactérias no organismo.

Na dúvida, procure um médico de sua confiança, que indicará os exames adequados para descobrir se está tudo em ordem ou se o organismo está mesmo mandando um aviso.
  
 Até o próximo post  Comenta vai  Obrigada 

Estou também nas redes sociais!
  




0 pérolinhas:



Deixe seu comentário e me deixe super feliz!