sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Linhaça a "Semente Poderosa"



A linhaça é considerada um alimento funcional por completo, pois além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), que nutrem e ajuda a reduzir a sensação de fome.  Possui substancias como os ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6) que ajudam a diminuir os riscos de doenças, principalmente as doenças cardiovasculares, já que oferece gorduras benéficas que protegem o coração. Por ser rica em fibras ajuda a regular o intestino, tem seu efeito antioxidante que ajuda a retardar os efeitos do envelhecimento e também pode combater a amenizar sintomas da menopausa e da TPM. 

Os grãos

Ambas as sementes são tostadas e possuem quase a mesma composição. A linhaça dourada é mais cultivada em clima frio e apresenta uma quantidade um pouco maior de Omega 3 e 6. Enquanto a linhaça marrom se desenvolve em climas mais quentes e úmidos, o que pode ocasionar o uso de agrotóxicos em seu cultivo. Por isso a diferença de preço entre elas. A marrom pode ser facilmente cultivada no brasil enquanto que a dourada, apesar de já estar sendo cultivada no Brasil, ela tem origem no hemisfério norte. O sabor da dourada é mais suave do que o da marrom. Desta forma, você poderá escolher qualquer uma das duas, ficará a critério de seu bolso e gosto. No mercado já existe a farinha. Mas o ideal é sempre comprar a semente e triturar pouco antes de consumir. Escolha sempre um produto de boa qualidade, para certificar-se que seja um produto livre de bolores e fungos, como já foi encontrado.

A linhaça e o emagrecimento

Quem deseja emagrecer com saúde, poderá adicionar a linhaça ao suco, iogurte, leite, saladas ou qualquer outra coisa que a sua imaginação deixar (que seja saudável, claro).  Guarde um frasco bem fechado e não ultrapasse 7 dias. 

Confira o valor nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:

Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg
Esses valores podem variar um pouco de acordo com a marca do produto que compra.

Como consumir:


Normalmente duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, misturas em um copo de suco de fruta ou sobre a fruta, com ou sem a aveia no iogurte no café da manhã ou no almoço nas saladas, isso já seria o suficiente para ajudar em todos os casos. Para a melhora do funcionamento intestinal uma dica, coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe “descansar” por 12 horas, tome somente a água em jejum pela manhã. Para evitar o desperdício as sementes podem ser adicionadas sobre saladas, iogurtes vitaminas.

Mas lembre-se que o simples fato de consumir a linhaça não irá ajudar no emagrecimento. Ele serve apenas como um complemento para uma dieta saudável. Muitas pessoas reclamam do efeito sanfona, engorda e emagrece, sem conseguir manter um peso adequado. Essa realidade incomoda muito as mulheres do que os homens, mas os dois possuem problemas com a balança, o que muitas vezes pode causar até problemas de saúde como a diabetes.

Para acabar com a briga entre “homem e balança” a maioria das pessoas recorrem às dietas práticas e rápidas, mas nem sempre conseguem segui-las a risca ou terminar com o “projeto”. Nunca se falou tanto em emagrecer e ter um corpo perfeito como nos últimos tempos e isso vale tanto para homens quanto para mulheres que vivem em busca de um corpo mais que perfeito. E para conseguir este objetivo vale de tudo como ler revistas sobre o assunto, malhar mais ainda, regular a alimentação e assistir programas de televisão.

É com muita informação que se é totalmente possível estar a par de todas as formas e modos de fazer uma dieta muito equilibrada e voltada para o seu bem-estar. E muitos programas de televisão têm comentado muito sobre alguns tipos de dietas que tem dado certo como é o caso da dieta da linhaça. Um novo “produto” foi descoberto para acabar com esse efeito sanfona, no Globo Repórter houve uma reportagem onde os participantes comem linhaça para emagrecer.

 A linhaça existe em três tipos: A linhaça dourada apresenta uma maior quantidade de ômega-3 e ômega-6 em comparação com a linhaça marrom integral e a linhaça marrom desengordurada. A linhaça tem mais gorduras poliinsaturadas, que são benéficas, protetoras do coração.

A linhaça é um dos alimentos mais ricos em fibras, o que promove a saciedade no café da manhã e ajuda a pessoa que deseja emagrecer e reduzir a sua ingestão alimentar ao longo do dia. A linhaça, além de ser misturada no óleo de peixe, pode ser colocada no iogurte, no leite ou no suco de fruta.

Já para as pessoas que trabalham muito a ideia é fazer um sanduíche com pão integral, substituindo o arroz, uma cenoura ralada, alface e peito de frango grelhado. A vontade que as pessoas têm de estarem em forma e com uma saúde de ferro é grande, mas lembre-se de consultar um nutricionista antes de entrar em uma dieta rigorosa por conta própria. Caso esteja muito a fim de emagrecer e deseja fazer isso zelando sempre pelo melhor da sua saúde e bem-estar é bom ir a fundo sobre todos os detalhes que regulam a dieta da linhaça. No mais, caso ache que esta seja a melhor forma para se perder peso é bem ir logo colocando esta erva na sua dieta. A dieta conta com óleo de peixe misturado com doce de morango sem açúcar, que também é rico em ômega-3 e ômega-6. São três colheres medidas todos os dias, no café da manhã o paciente pode passar a geleia na torrada ou no biscoito.



 Até o próximo post  Comenta vai  Obrigada 

Estou também nas redes sociais!

  

0 pérolinhas:



Deixe seu comentário e me deixe super feliz!