segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Acerte na escolha dos Trajes






Hora de se vestir para um evento. O que usar eis a questão. Atualmente, há uma flexibilidade maior quanto aos trajes, mas eles continuam valendo para ocasiões formais. É bom lembrar que a escolha do modelito deve ser regada com uma boa dose de bom senso, este sim, um acessório indispensável para usar os trajes que, segundo Glória Kalil são:

Traje Esporte - é o mais descontraído. Vestidos leves, calça e camiseta, sandálias baixas, para as mulheres. Para os homens, jeans e até mocassim sem meia. Só não vale, para ninguém, roupa de jogging.

Traje Passeio - para mulheres significa estar mais bem vestida. Vestidos, tailleurs (hoje, tailleur pode ser também calça comprida), salto alto, bolsa menor. Nada muito brilhante ou carregado. Para homens, pode ser blazer sem gravata.

Traje Passeio Completo - serve para uma situação mais formal que a do traje passeio. As roupas são, para as mulheres, quase as mesmas do traje passeio, porém os tecidos podem ter mais brilho. Para os homens, significa que eles têm que usar terno e gravata. É a roupa para coquetéis, inaugurações, jantares formais, realizados à noite.

Traje Black Tie - é o traje de gala, a roupa da noite. Para as mulheres, é a hora dos longos decotados, tecidos brilhantes, bordados, etc. Para os homens, smoking.

Seja qual for o traje, é importante saber que nos eventos que acontecem pela manhã, devem-se usar roupas de tecidos de linho, seda ou crepe, lisos ou estampados de cores claras. À tarde, podem ser usados os mesmos tecidos e padronagens, porém em quaisquer cores. A noite também permite todas as cores, mas nunca estampados e os tecidos são renda, tafetá, veludo, seda, crepe. Somente neste horário devem-se usar roupas e acessórios brilhantes.



Dicas para Madrinhas e Padrinhos

Madrinhas e padrinhos são peças fundamentais em qualquer casamento. Além da proximidade afetiva com os noivos, eles ocupam lugares de destaque no altar. Ao receber o convite, logo surgem dúvidas quanto ao figurino. Avisar para a noiva a tonalidade do traje? Tire suas dúvidas: 

A noiva pode opinar na roupa das madrinhas e padrinhos? Até que ponto essa “imposição” é aceitável?

Madrinhas e padrinhos devem seguir as orientações da noiva, desde que não aconteçam exageros ou imposições excêntricas. O ideal seria chegar a um consenso sobre o melhor traje, cor e comprimento dos vestidos. Na maioria dos casos, a noiva deixa a critério de cada madrinha a escolha do modelo, por isso o melhor a fazer é comunicar a anfitriã sobre a cor do vestido escolhido, para evitar que outras madrinhas usem o mesmo tom.

O branco também é proibido para madrinhas ou apenas para as convidadas?

É proibido tanto para madrinhas como para convidadas. O branco é exclusividade da noiva. Devem-se evitar também cores muito claras.

Quais as melhores cores para serem usadas em casamentos durante o dia, em praias ou sítios?

Tons claros e suaves. Os tecidos devem ser leves com estampas ou flores. O importante é evitar brilhos e acessórios pesados. A madrinha, por exemplo, pode usar um vestido longuete ou até mesmo um tailleur. O uso do chapéu não é uma prática comum no Brasil, só aconselho em casos de cerimônia extremamente requintada. Outro diferencial é a maquiagem, que não deve ser muito carregada.

E em festas que acontecem durante a noite?

Uma festa noturna com certeza pede algo com mais glamour e requinte, como cores mais marcantes e brilhos. Vale tudo, mas sem exageros. Nestas ocasiões as roupas podem receber mais adereços, como pedrarias e bordados. Os sapatos são o scarpin e chanel, para as cerimônias feitas no verão, as sandálias altas são consideradas ideais.

Madrinhas podem usar um vestido mais curto? Qual é o comprimento correto?

Depende muito da formalidade do casamento e do horário. Se for durante o dia, o longuete é ideal. À noite, o mais recomendado é o longo.

Elas podem usar calças no altar?

De jeito nenhum! Calça é muito informal e não combina com o altar. O visual é fundamental e deve estar de acordo com o estilo da festa, que mesmo sendo mais informal, não permite calça comprida.

Madrinhas podem usar penteados sofisticados?

Podem sim, tudo depende do estilo da festa e do vestido. O conjunto precisa ser harmônico.

Ainda não é adequado usar preto?

Não é nada recomendável. Segundo a tradição, o preto é luto, por isso não expressa a alegria do casamento. A cor está liberada apenas para as convidadas.

Quais são as bolsas recomendadas para as madrinhas?

Sempre pequenas e discretas, do tipo carteira, por serem fáceis de segurar no altar.

A roupa dos padrinhos precisa ser a mesma do noivo?

Não. Mesmo assim, o ideal é que a roupa do padrinho siga um estilo semelhante a do noivo para criar um visual harmônico no altar.

Padrinhos podem usar ternos comuns?

Os padrinhos, assim como as madrinhas, devem vestir-se de acordo com o pedido da noiva. Se os noivos concordarem com o uso do terno comum, por que não? O terno combina com qualquer tipo de cerimônia, só é preciso cuidado com a cor. Por exemplo, casamentos que acontecem no período da manhã, pedem uma tonalidade mais clara, tais como bege, areia ou cinza-claro. Já nas cerimônias realizadas no período da noite, os tons são preto, grafite, chumbo ou azul-marinho.


Agora me deixa feliz, e comenta vai...
Seus comentários são muito importantes para mim 

 

Se puder venha conhecer meu outro blog
 

0 pérolinhas:



Deixe seu comentário e me deixe super feliz!