sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Dicas preciosas para organizar seus livros


Por Fernanda Boito – Dica de Mulher

São 5 dicas para ajudar a você à organizar seus livros. Guarde seus livros de maneira funcional e divertida com estas sugestões

Alguns anos de estudo se passaram e todo o material, incluindo os livros comprados ao longo do tempo, foi sendo acumulado em casa. O problema é que o acúmulo não se restringiu a uma parte da casa apenas: a estante do escritório está cheia e há caixas cheias de livros espalhadas pelo quarto.

Além do material destinado aos estudos e dos livros técnicos, há ainda os de culinária, turismo ou os best-sellers comprados no impulso do momento e que você não sabe o que fazer com eles. E não é só a quantidade que incomoda. A falta de organização também atrapalha quando bate aquela dúvida e não se consegue encontrar o livro correto por não saber onde ele está.

É exatamente nesse momento que você percebe que aprender a guardar os livros de maneira eficiente pode fazer a diferença. Por isso, confira 5 dicas para mantê-los em ordem.

1 – Limpeza Já!: O primeiro passo é selecionar o material que você tem em mãos. Analise todos os livros com cuidado e seja criteriosa, guarde apenas o que julgar ser realmente necessário e encaminhe o resto para doação ou venda.

2 – Biblioteca Digital: Outra dica para poupar espaço na biblioteca instalada em casa é digitalizar algumas obras. Se você se sente confortável em utilizar o computador ou outros aparelhos digitais destinados à leitura, considere a possibilidade de digitalizar alguns livros. Nesses casos, vale a pena lembrar que uma biblioteca digital também precisa de organização para facilitar as buscas. Por isso, crie arquivos com os nomes completos das obras e não se esqueça de digitalizar todas as partes, inclusive capas e contra-capas.

3 – Organize por categorias ou temas: Mesmo depois de digitalizar alguns volumes, a quantidade de livros ainda pode ser grande. Se esse é o caso, organizar por categorias (ficção, não-ficção, livros didáticos, infantis) ou então por temas (culinária, turismo, religião) pode facilitar. Além disso, dispor os livros em ordem alfabética, de título ou autor, também pode ajudar.

4 – Separe os livros por cor: Há ainda maneiras divertidas para organizar os livros. Separar os livros de acordo com as cores das capas pode ser uma boa opção, além de deixar o visual da sua estante mais divertido e descontraído. Para isso, faça pilhas para cada cor e depois coloque todos os volumes nas prateleiras, mas esqueça a ordem alfabética ou a organização por categorias ou temas.

5 – Use livros na decoração da casa: Se depois de tudo isso a falta de espaço ainda é um problema, relaxe. Opte por utilizar os livros na decoração da casa: empilhados em cima da mesa de centro, dentro de uma mala vintage ou ainda como suporte de tampos de vidro ou outros objetos.

Seja qual for sua opção, a dica mais importante é a de manter os livros sempre limpos e livres da poeira. Para isso, limpe-os com frequência utilizando um pano seco. Além disso, certifique-se de que foram colocados em lugares arejados para que os livros não fiquem úmidos e danificados.



Agora me deixa feliz, e comenta vai...
Seus comentários são muito importantes para mim 


Se puder venha conhecer o meu outro blog


 


0 pérolinhas:



Deixe seu comentário e me deixe super feliz!