A intenção é de que professores, com ajuda dos livros, desenvolvam
atividades que auxiliem os estudantes a aceitar, desde pequenos, a diversidade
racial, cultural e social.
As escolas públicas brasileiras começarão a
receber, em 2012, o primeiro material didático produzido no País sobre a
história da África, a diversidade cultural dos negros e a participação dessa
população na formação do Brasil. Os textos, preparados pela Universidade
Federal de São Carlos com base na extensa bibliografia História Geral da
África, compilada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e
Cultura (Unesco), começam a ser distribuídos em março, inicialmente para as
turmas de educação infantil.
O material completo inclui livros para os
alunos e material de orientação para o professor. Para as crianças de 4 a 6
anos, o trabalho pode envolver, de acordo com o coordenador, cores, música -
como o uso da percussão pelos povos africanos – e lendas locais, entre outros
elementos. A intenção é que os professores, com ajuda dos livros de orientação
desenvolvam atividades que auxiliem os estudantes a aceitar, desde pequenos, as
diversidades raciais, culturais e sociais.
O ensino da história da África e da cultura
negra nas escolas brasileiras tornou-se lei em 2003. No ano seguinte, um
parecer do Conselho Nacional de Educação definiu a maneira como o tema deveria
ser tratado nas escolas. Entretanto, não havia nenhum tipo de material didático
que pudesse ser distribuído aos professores. Um acordo com a Unesco permitiu ao
MEC reproduzir a bibliografia preparada pela Organização, composta de oito
volumes. Este ano, o ministério enviou o material para todas as universidades
públicas e filantrópicas do País e permitiu o seu acesso via internet.
"Até agora, já foram feitos mais de 30 mil downloads”.
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