sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Material Didático Afro a partir de março de 2012






A intenção é de que professores, com ajuda dos livros, desenvolvam atividades que auxiliem os estudantes a aceitar, desde pequenos, a diversidade racial, cultural e social.

As escolas públicas brasileiras começarão a receber, em 2012, o primeiro material didático produzido no País sobre a história da África, a diversidade cultural dos negros e a participação dessa população na formação do Brasil. Os textos, preparados pela Universidade Federal de São Carlos com base na extensa bibliografia História Geral da África, compilada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), começam a ser distribuídos em março, inicialmente para as turmas de educação infantil.
O material completo inclui livros para os alunos e material de orientação para o professor. Para as crianças de 4 a 6 anos, o trabalho pode envolver, de acordo com o coordenador, cores, música - como o uso da percussão pelos povos africanos – e lendas locais, entre outros elementos. A intenção é que os professores, com ajuda dos livros de orientação desenvolvam atividades que auxiliem os estudantes a aceitar, desde pequenos, as diversidades raciais, culturais e sociais.
O ensino da história da África e da cultura negra nas escolas brasileiras tornou-se lei em 2003. No ano seguinte, um parecer do Conselho Nacional de Educação definiu a maneira como o tema deveria ser tratado nas escolas. Entretanto, não havia nenhum tipo de material didático que pudesse ser distribuído aos professores. Um acordo com a Unesco permitiu ao MEC reproduzir a bibliografia preparada pela Organização, composta de oito volumes. Este ano, o ministério enviou o material para todas as universidades públicas e filantrópicas do País e permitiu o seu acesso via internet. "Até agora, já foram feitos mais de 30 mil downloads”.




Agora me deixa feliz, e comenta vai...
Seus comentários são muito importantes para mim 
Se puder venha conhecer o meu outro blog
 

0 pérolinhas:



Deixe seu comentário e me deixe super feliz!