segunda-feira, 13 de junho de 2011

A importância e o Cuidado com os Pincéis de Maquiagem

Ao comprar uma maquiagem, é importante não só ficar atento à marca e qualidade do produto, mas também dos instrumentos utilizados para aplicar a maquiagem: os pincéis.

Para uma boa maquiagem, você precisa dos pincéis corretos para poder auxiliar você a aplicar o batom, a sombra e o pó, por exemplo. Muitas mulheres usam os pincéis incorretos para maquiar certas partes do rosto. Pode parecer que isto não tem importância, mas usar os pincéis apropriados favorecem uma maquiagem mais natural, assim como também podem ajudar a dar um acabamento mais profissional à maquiagem. Eles podem estar presentes em todas as fases do make-up, mas não devem se misturar. Cada qual tem uma função.

Segundo alguns famosos maquiadores de Hollywood, as mulheres que ainda utilizam os dedos para se maquiar estão agindo errado. Eles dizem que para garantir uma boa maquiagem é preciso começar comprando os pincéis certos. Isto pode parecer excessivo, mas cada pincel tem uma função específica, o que resultará em uma maquiagem precisa – e feita de forma mais rápida.

A escolha dos pincéis

Antes de comprar seus novos pincéis, pergunte sobre as cerdas (de que tipo são, o material utilizado etc.). Lembre-se que um bom pincel dura anos, por isso é melhor investir em um de qualidade do que comprar novos a cada três meses.

Deve-se ter, pelo menos, um kit básico de pincéis, que deve conter: Pincel de Blush, Pincel para Pó Facial, Pincel para Sombra, Pincel de Lábios, Escova e Pente para Sobrancelhas. Para ser mais completa ainda, você pode ter o Aplicador de Sombra, o Pincel Chanfrado para Sombra e o Pincel Delineador de Olhos.

Os pincéis:

Pincel 1: Blush. Os de blush são menores, arredondados e um tanto mais ovulados. Devem ter cerdas abundantes, serem largos, suaves e arredondados.

Pincel 2: Pó. Geralmente são redondos, maiores e mais chatos. Deve ser maior do que o utilizado para o blush. Use nas bochechas, no queixo, no nariz, na testa, nos olhos e nos lábios com movimentos leves. Nunca dispense o pincel para aplicar o pó! Faça a experiência: de um lado do rosto, use o pó com a esponja. Do outro, o pó com o pincel. Verá a nítida diferença nos quesitos leveza e naturalidade.

Pincel 3: Sombras. Deve ter as pontas redondas. O segredo está em misturar bem e esfumaçar a sombra nos olhos. Comece sempre com as sombras mais claras e logo após mais escuras que devem ser aplicadas no canto exterior do olho. A maior variedade de pincéis são os destinados às sombras. Os chanfrados podem ser usados para esfumaçar tons mais escuros. Os mais longos ajudam a iluminar a região dos olhos. As esponjinhas devem ser usadas somente nas sombras úmidas.

Pincel 4: Lábios. Estes pincéis servem para delinear, preencher e definir. Um deles deve ter a ponta estreita para que possa delinear bem os lábios. Em seguida use um com a base mais larga para o preenchimento. A boca fica mais bem preenchida quando o batom é aplicado com pincel e não diretamente do bastão. Cerque primeiro o contorno dos lábios com um lápis adequado e preencha o interior com um pincel pequeno, de cerdas macias, que ajudam principalmente na aplicação dos batons mais cremosos e do gloss.

Pincel 5: Sobrancelhas. Servem para eliminar as bolinhas e outras marcas que ficam nas sobrancelhas durante a maquiagem. Há vários tipos: arame, plástico, em espiral etc. Escolha o que mais lhe agrada.
Para aplicar base, prefira os que têm cerdas longas e bem próximas, ou as esponjas: elas ajudam a uniformizá-la com mais facilidade, sem criar texturas.
Limpeza

Pincéis e esponjas merecem cuidados especiais de limpeza e conservação para que ofereçam maior rentabilidade, além de um melhor efeito sobre a pele.

Os pincéis de cerdas naturais devem receber o mesmo trato de um cabelo comum, com xampu e condicionador. Lave uma vez por mês, ou mais, dependendo da freqüência de uso. O grande cuidado está na secagem, que deve ser feita sempre à sombra. O pincel deve ficar deitado em uma mesa, com as cerdas livres de contato, para não deformar. Nunca deixe o pincel secar de pé, pois a água escorre para dentro, resultando em mau cheiro. Certifique-se de que está completamente seco antes de guardá-lo.

Para os feitos com cerdas artificiais, a lavagem convencional não é recomendada. Ela pode quebrar as cerdas ou simplesmente descolá-las da base. Há produtos disponíveis no mercado capazes de fazer uma limpeza segura. Caso não queira investir, limpe com um lenço seco para tirar o excesso do produto.

As esponjas usadas para espalhar a base devem ser lavadas a cada três aplicações, no mínimo. Elas devem estar completamente secas antes de serem guardadas, para evitar o surgimento de fungos e mofos. Como são feitas para ter vida curta, não adianta tentar aproveitar a mesma esponja até o fim do produto. O ideal é trocá-la a cada cinco lavagens, no máximo. Outro fator importante é não compartilhar esponjinhas com amigas: elas podem carregar em si microorganismos capazes de provocar acne.

Pincéis-esponja de sombras devem receber limpeza imediata para retirar excessos depois do uso. Isso favorece a não misturar tons, criando efeitos indesejáveis na maquiagem. Para eles, prefira a limpeza a seco, com um lenço de papel. As esponjinhas usadas em sombras úmidas devem ser lavadas.

Conservação 

A melhor forma de guardar os pincéis é colocá-los em uma cartela própria para evitar que fiquem deformados. Separe-os por função para que não haja uma mistura de tonalidades. O mais importante é separar os modelos destinados ao uso das sombras, de preferência por cores similares: em um bolso, somente os usados para tons esverdeados, no outro, os que puxam para o terra e assim sucessivamente. 
 
Lembrem-se!!  

Maquiar-se com os dedos, só mesmo para quem tem habilidade de sobra. A chance de ficar com aspecto manchado é imensa.

Beijos
Alda Sartori

2 pérolinhas:

Cris disse...

Que vergonha...eu não tenho nenhum pincel acredita....to precisando comprar..

Janaína Santos disse...

Muito boas as suas dicas, adorei!!!
Comprei um kit de pincéis mas não usei ainda!!!
Bjs



Deixe seu comentário e me deixe super feliz!